Imprensa

A inovação bate à porta das lavanderias no Rio de Janeiro

No próximo dia 26/04, com o apoio do Sebrae, a Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (ANEL) e o Sindicato de Lavanderias e Similares no Estado do Rio de Janeiro (SINDLAV Rio) realizarão o Workshop “Qual será o futuro das lavanderias?” O encontro ocorrerá no auditório do Sebrae Rio, na rua Santa Luzia 685 – 9º andar, Centro, das 13h às 19h, onde as entidades apresentaram aos empresários do segmento as novas oportunidades, mudanças e tendências de negócios do setor de lavanderias. Além da apresentação dos presidentes das entidades, estarão presentes também palestrantes das empresas Limelocker, Planeta Azul, i9Plus, CenterCor Seguros e IDtrack. No dia anterior, as entidades promoverão ainda um Curso Prático de Remoção de Manchas, onde os participantes conhecerão as melhores técnicas para lidar com o problema.

Inscrições, convites e mais informações podem ser obtidas no hotsite do evento: http://www.lavanderias.net.br ou nos telefones (21) 2518-4572 ou (11) 3074-3030.

Sobre o setor econômico de lavanderias:

Atualmente, existem no Brasil 23 mil lavanderias ativas, sendo consideradas apenas as que fornecem os serviços de lavanderia. Neste número, não estão inclusas as lavanderias próprias, como por exemplo, lavanderias internas de hotéis, hospitais, casas de detenção, restaurantes, casas de repouso, cabeleireiros, entre outras.

Estima-se que atualmente (2018), apenas 3% da população brasileira utiliza os serviços de lavanderia profissionais. Esse número deverá atingir 10% da população até 2030. Esses números mostram que a economia está em um processo de transformação do “ter”, para “usufruir”, ou seja, a economia do futuro, será a economia de serviços.

Áreas de negócios:

Lavanderias domésticas: São as lavanderias profissionais que atendem o público em geral;

Lavanderias hospitalares: É o serviço direcionado exclusivamente à higienização dos enxovais hospitalares;

Lavanderias hoteleiras: São as lavanderias que cuidam dos enxovais e/ou das roupas dos hóspedes;

Lavanderia de uniformes/EPIs: São aquelas que lavam/locam uniformes industriais/comerciais e cuidam da reciclagem dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual);

Lavanderias decorativas: Responsáveis pela lavagem de cortinas, tapetes, estofados e carpetes;

Lavanderias Jeans/Denim: Todas as peças jeans antes de serem vendidas, passam por uma lavanderia denim, especializada na customização das peças;

Lavanderias de PetShop: Cuidam da higienização das toalhas e demais têxteis utilizados no cuidado dos animais domésticos.


Fonte: ANEL